O resultado foi que a bicicleta é a tricampeã do Desafio Intermodal de Curitiba. Em uma competição com carros, motocicletas, corredores, pedestres e usuários do transporte coletivo, o ciclista Jorge Brand, mais conhecido como Goura Nataraj, foi o mais rápido. O objetivo da iniciativa é mostrar que o modal, além de ser menos poluente que os veículos motorizados, pode ser o mais eficaz. Esta é a terceira edição do desafio, que teve 13 participantes. O ponto de partida foi na Praça Santos Andrade às 18h15. O trajeto era livre, mas os competidores tinham que obrigatoriamente passar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) até chegar na Praça Carlos Gomes. O consenso entre os participantes é que a capital precisa melhorar a infraestrutura do trânsito.

O ciclista Goura Nataraj venceu o desafio fazendo o trajeto em 27 minutos e 19 segundos. Logo em seguida chegaram os dois motociclistas. O motorista do carro de passeio chegou em sexto lugar, com 50 minutos e 49 segundos, e era um dos mais estressados com o trânsito. “Todos estavam muito nervosos com os engarrafamentos. O tráfego é muito intenso, a pavimentação precária. Precisamos de mudanças já. É uma questão ambiental, de saúde mental e principalmente de humanidade”, diz o advogado Pedro Gomes de Oliveira, 32 anos. “Os piores trechos foram as ruas João Negrão, Conselheiro Laurindo e Marechal Deodoro.”
O último a chegar foi o analista de sistemas Ozíres da Cruz, 38 anos. Ele é portador de necessidades especiais e usa uma cadeira de rodas motorizada. O analista teve que ultrapassar obstáculos encontrados cotidianamente por quem tem dificuldades de mobilidade. O mais grave deles é a falta de calçamento adequado. Durante o trajeto percorrido no transporte coletivo, as dificuldades foram menores, mas andar nas calçadas foi quase impossível.
Quem também teve dificuldades foi o motorista João Irineu dos Santos. Ele estava dirigindo uma van e demorou uma hora e treze minutos para cumprir o trajeto. O inusitado é que o local onde ele mais perdeu tempo foi no estacionamento da PUC, aguardando uma vaga. Já o vereador Omar Sabbag Filho participou na modalidade dos usuários do transporte coletivo. Ele chegou em sétimo e levou mais de uma hora.
Um dos coordenadores do programa Ciclovida da Universidade Federal do Paraná, José Carlos Belotto, diz que hoje 23% do espaço urbano de Curitiba é composto pelas vias destinadas aos veículos motorizados. “Queremos mostrar que é preciso inverter esta lógica”. Goura Nataraj tem o mesmo pensamento. “A bicicleta já mostrou que é o meio mais limpo e rápido. Precisamos de ciclofaixas e mais segurança aos ciclistas. A falta de estrutura ainda é nosso principal problema.”
FONTES:
http://www.bemparana.com.br/misturafina/index.php/2009/08/31/ufpr-participa-de-desafio-intermodal-no-transito/
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=920536&tit=Bicicleta-e-tricampea-de-desafio
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